CORAGEM EM MEIO À PERSEGUIÇÃO TEXTO BIBLICO 2 TS 1. 3-12


 INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido Leitor!

Tal como na primeira epístola, o apóstolo não aborda diretamente o erro, ele gradualmente prepara o coração dos santos e em todas as coisas, de se agarrar à verdade e excluir o erro quando relatou. Este é o modus operandi de graça e sabedoria divina; o coração é trazido para a justiça; mero erro está em causa.

Importantes verdades discutidas nesta breve carta é tempo doutrinal e prático. Paulo dá explicações adicionais e corrige a perspectiva dos tessalonicenses sobre a Segunda Vinda e da revelação do homem do pecado. Ele também dá bons conselhos sobre aqueles que usam a Segunda Vinda como uma desculpa para não trabalhar, ele não pode comer!

I.                   COMO SE PORTAR DIANTE DAS TRIBULAÇÕES ?

1.       Com uma fé amadurecida.  Vamos ver o que diz 1 Co 13.11,

Assim como na vida em que nós crescemos e adquirimos maiores responsabilidades e ficamos mais experientes a cada situação que passamos, o mesmo acontece com a nossa fé. São nas lutas, tribulações e dificuldades que teremos a nossa fé cada vez mais madura, constante e firme no Senhor.

A maturidade cristã está associada à ideia de crescimento espiritual, ou crescimento nas coisas da fé, à fome de Deus, ao desejo de desfrutar de mais comunhão com Deus. Está ligada a andar no Espírito, a viver no Espírito, a cogitar das coisas do Espírito, a adorar em Espírito e em verdade, a produzir o fruto do Espírito, está ligada ao desejo de crescimento e desenvolvimento tanto no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo como na obediência.

Uma Fé amadurecida é resultado de uma vida obediente à vontade de Deus e não à nossa vontade. Paulo que vivia uma vida para Cristo já nos ensinou na carta aos Romanos: 5.3-5

.     Com um amor que se multiplica. 

Um dos erros mais comuns, mas ao mesmo tempo mais perigosos que cometemos em tempos difíceis, é permitir que o ódio ganhe espaço em nosso ser. Os sentimentos de injustiça, desrespeito e medo que se levantam contra nós, não podem ser alimentados, senão, enraízam em nossos corações impedindo-nos de compreender com clareza a vontade de Deus (Hb 12.15).

Lembremo-nos: nossos inimigos não são terrenos ou humanos, mas espirituais e diabólicos (Ef 6.12). Ao contrário disso, diante da crise, o amor entre os tessalonicenses se multiplicou, e não apenas, como alguém poderia pensar, de maneira egoísta, internamente, mas também para com a comunidade que estava à volta deles. Por meio do amor aquela comunidade se fortalecia e conseguia superar suas limitações e oposições. Não se vence o mal com mal, mas por meio do bem, do amor, da justiça e da misericórdia.

 Encher os tessalonicenses de esperança e consolo.

“O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura. Provérbios 14:29”

Ser impaciente ou precipitado não é um problema de agora ou um mal do nosso século. No versículo acima, Salomão já nos alertava sobre esse tipo de atitude.

Precipitar significa jogar(-se) de cima para baixo; despenhar(-se), lançar(-se). No nosso âmbito espiritual podemos dizer que uma pessoa impaciente, precipitada é aquela que toma atitudes sem pensar trazendo sérios prejuízos a sua realidade.

Mesmo na perseguição aquela igreja se manteve firme e integra nos seus preceitos e doutrinas antes aprendido. Quando Jesus nos disse que nos daria uma paz que o mundo não dá, é porque o sentimento da paz de Cristo é eterno e não passageira como a que o mundo dá. Essa paz de Cristo não é uma paz que nos ausenta das lutas e dificuldades, mas é uma paz que nos vai deixar tranquilo em meio as adversidades, sabendo que sairemos vitoriosos de todas elas. Aqui, paciência significa firmeza e perseverança.


I.                   O QUE ESPERAR EM TEMPOS DE TRIBULAÇÃO?

1.      Que a tribulação converta-se em instrumento de testemunho de nossa fé.

Assim como falamos no tópico anterior, é através da tribulação que a nossa fé é provada e aumentada.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37

A Palavra de Deus diz que todo o que é nascido de Deus vence o mundo, e essa é a vitória que vence o mundo a nossa fé (1 Jo 5.4). O cristão que nasce de Deus acredita naquilo que a Palavra de Deus está falando por isso ele vence o mundo, pois sabemos que o mundo jaz no maligno.

Ser mais que vencedor significa que, quando uma provação vem, você já sabe que a sua vitória está garantida. Cristo venceu tudo na cruz em seu lugar e agora você não tem que se preocupar ou ficar com medo; Ele está do seu lado.

Deus é o nosso fiel guarda e a Bíblia diz que não dormita nem dorme Aquele que nos guarda. Acreditando que a Palavra diz exatamente aquilo que Deus quer para nós, seremos sempre mais do que vencedores.

2.       Que a devida justiça seja exercida sobre os perseguidores.

Em um contexto ostensivo e de ferrenha oposição, devemos ter a certeza de que o Senhor está ao lado do justo, e que por isso o ímpio jamais prosperará (2 Ts 1.6,8,9). O aparente bem-estar do injusto não deve angustiar nossos corações, pois a estabilidade de tal felicidade é frágil e de rápida desestruturação. A alegria e descanso que o Pai tem programado para nós, todavia, são eternos, estáveis e abençoadores. Não nos cabe a execução de nenhum juízo, e sim a prática cotidiana da justiça.

 A ação de julgar é exclusiva do Pai (Hb 10.30), quanto a nós, basta-nos acreditar que nenhum culpado será tomado como inocente, e nenhum puro será condenado pelo Senhor como perverso (Na 1.3). No dia do juízo, justos e ímpios, serão separados pelo Senhor, os primeiros para descanso eterno, já esses últimos, infelizmente para desprezo e castigo eternos (Mt 25.33-45).

3.       Que o dia do descanso virá.

Assim como Deus deu o castigo para os inimigos do Seu povo, Ele o recompensará com descanso para aqueles que sofrem por causa dele.

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10

Se pegarmos a carta à igreja de Esmirna veremos que as instruções são que eles passariam por várias tribulações e que elas iriam aumentar (vários seriam lançados na prisão). Mas duas coisas eles tinham que ter em mente: Seus sofrimentos chegariam ao fim e o mais importante: a morte física não poderia roubar-lhes a vida que haviam recebido de Cristo.

Após a morte, “a coroa da vida” estaria a esperá-los. Esta seria a coroa do vencedor. A palavra “coroa”, no versículo dez, não se refere à coroa de rei, mas à de louros destinada ao vitorioso, ou vencedor, num a corrida ou com petição atlética. Assim, mesmo o que o cristão morra, é um vencedor.

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;

Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tiago 1:2,3


III.              A ORAÇÃO DE PAULO PELOS TESSALONICENSES

1.       Tenham sua vocação confirmada.

Ninguém disse que ser cristão era fácil, pelo contrário, Jesus disse que a porta e o caminho são estreitos. Como já estudamos aqui, após a pessoa aceitar Jesus, ele é justificado pela fé, ou seja, seus pecados são perdoados pelo sangue de Cristo que foi derramado na cruz.

Após a justificação, vem a fase da santificação. Em Hebreus o escritor nos declara que sem santificação, ninguém verá o Senhor. Sabedores disso, devemos guardar os nossos pés sempre nos caminhos que a palavra de Deus nos dirige.

Quanto aos irmãos em Tessalônica, Paulo então orava para que Deus os sustentasse em suas lutas e os fizesse dignos da vocação a que foram chamados e, com poder, cumprisse todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

2.          Vivam a vontade de Deus.

 Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.1 Pedro 4:2

Nossa vida, para que estejamos vivendo segundo a vontade de Deus, deve ser norteada pelos valores do Seu reino, isto significa buscar o reino em primeiro lugar. Não andaremos na vaidade de nosso pensamento, não seremos egoístas, não pensaremos somente em nós e nas nossas necessidades; mas nos voltaremos para os outros e revelaremos em nossas atitudes as virtudes de Deus.

Viver segundo a vontade de Deus é compreendermos estas coisas simples. Significa abandonarmos os valores deste mundo, o pensamento egoísta e buscarmos a santificação do nosso ser para que andemos segundo os critérios do reino, segundo o caráter de Deus, sendo Seus imitadores.

Quando a vontade de Deus parece estar em acordo com a nossa vontade, isso é bom e agradável de viver, mas quando em muitos momentos a vontade de Deus nos incomoda, acabamos que tomando decisões erradas que só nos prejudicarão.

Nem sempre a vontade de Deus será aquilo que a nossa vontade deseja. Nesse ponto muitos desistem de seguir a Deus, abandonam a fé, se desviam, amaldiçoam a Deus. O que fazer então? Os exemplos de Jesus e Paulo nos mostram tanto o problema quanto a solução a essas questões. A vontade de Deus sempre deve prevalecer sobre a nossa vontade; e isso de forma consciente, reverente, alegre.

Devemos ser submissos à vontade do Pai quando ela é contrária à nossa vontade. Podemos sim orar como Jesus fez, mas devemos nutrir em nosso coração o sentimento de renúncia em prol da obediência aos desígnios de Deus. Isso não é ser resignado, mas ser submisso e cooperador dos propósitos de Deus.

3.       Glorificam ao Senhor com suas vidas.

“Glorificar” a Deus significa dar-lhe glória. A palavra glória, como relacionada a Deus no Antigo Testamento, traz consigo a ideia de grandeza de esplendor. No Novo Testamento, a palavra traduzida “glória” significa “dignidade, honra, louvor e adoração”. Juntando as duas, aprendemos que glorificar a Deus significa reconhecer a Sua grandeza e dar-lhe honra ao louvar e adorá-lo, principalmente porque Ele e Ele somente merece ser louvado, honrado e adorado.

Glorificar a Deus começa com concordar com tudo o que Ele diz, especialmente sobre Si mesmo. A Palavra de Deus, a Bíblia, é a Sua Palavra para nós, tudo de que precisamos para a vida nEle. Ouvir e concordar com Ele, porém, não lhe glorificará a menos que nos submetamos a Ele e obedeçamos aos mandamentos contidos em Sua Palavra.

Glorificar a Deus é exaltar os Seus atributos: alguns dos quais são a Sua santidade, fidelidade, misericórdia, graça, amor, majestade, soberania, poder e onisciência, repetindo-os continuamente em nossas mentes e contando aos outros sobre a natureza singular da salvação que Ele oferece.





Comentários